Nossas Concepções Pedagógicas

Nossas Concepções Pedagógicas


 

Consideramos a arte e a cultura como elementos que fortalecem a identidade e a auto-estima de crianças, adolescentes e jovens da classe popular, gerando sentimentos de pertencimento e de superação do processo de exclusão ao qual estão submetid@s. Busca (re) significar juntamente com el@s a história, os valores, as falas e os papéis desempenhados social e culturalmente, gerando visibilidade e fortalecimento individual e coletivo para o enfrentamento da vida e do mundo.


Nos inspiramos na Pedagogia Libertadora do pensador e educador pernambucano Paulo Freire, onde a educação surge como uma prática de liberdade e o movimento de libertação deve partir dos próprios oprimidos. Trata-se de um trabalho de conscientização e politização. Paulo Freire "considera o sujeito e sua experiência, permitindo a apropriação do conhecimento, humanizando o processo educativo e levando a transformação das relações sociais".


Nos inspiramos na concepção do Movimento Meninos e Meninas de Rua que traz para o espaço público e coletivo, ou seja, para o debate político, as questões consideradas, até então, de caráter privado e individual, consiste na criação de espaços de reflexão sobre suas histórias de vida que as faça perceber que têm realidades comuns, fortalecendo laços de solidariedade e busca coletiva de superação da realidade adversa.


Consideramos como educadoras e educadores tod@s @s envolvid@s no processo, aliando comprometimento político e competência técnica ao lidar com questões inerentes à realidade da população juvenil e feminina.

 

Curta nossa Pagina no Facebook

Venha nos fazer uma visita!

:: Inspirações ::

akonis 8.jpg