Oficinas de Confecção de Bolsas e Utensílios em Fibra de Bananeiras
Oficina de Confecção de Bolsas e Utensílios com Fibras de Bananeiras
A utilização de fibras naturais na fabricação de artesanato parece ser uma vocação nata no amplo território rural em que o Maranhão se localiza. Abundantes palmáceas formam o vasto cenário de ecossistemas em nosso estado.
A idéia de trabalhar com a fibra da bananeira nasce como tema de pesquisa no curso de Educação Artística da Universidade Federal do Maranhão em 1995, com arte terapeuta Graça Maria, que a partir do viés acadêmico experimentou a fibra da bananeira como recurso pedagógico junto a crianças da zona rural de Paço do Lumiar.
Finalizada a pesquisa, um grupo de mulheres da região é capacitado e a partir de então, é criado o primeiro núcleo de artesanato sustentável com a fibra da bananeira.
Dentre essas mulheres que receberam a formação, estava Maria do Espírito Santo, senhora de força e garra que aceitou o desafio de replicar os conhecimentos que havia recebido com jovens que sensibilizadas para esta arte e resgate cultural. Como instrutora, ela compartilhou seus aprendizados e desta forma ajudou o grupo a se consolidar como um grupo produtivo sustentável, a partir da fibra da bananeira.
Realização: Apoio: Patrocínio: