Meninas que Sonham

 

  O Projeto MENINAS QUE SONHAM: Autonomia, Igualdade e Cidadania no Mundo do Trabalho é uma iniciativa do Centro de Formação para a Cidadania AKONI,

com patrocínio da Petrobras, que busca atuar e interferir positivamente junto a jovens, adolescentes e mulheres que aceitaram o convite de participar das oficinas de qualificação social e profissional em seus municípios. O desafio a ser alcançado é a criação de oportunidades de igualdade de gênero, trabalho/emprego e renda para 240 jovens do sexo feminino, entre 18 a 29 anos de idade, de seis municípios do Maranhão que vivenciam situações de maior vulnerabilidade. Da construção de móveis ao cultivo de ervas, as oficinas buscam desenvolver estratégias de fomento das habilidades artístico-culturais, qualificando as competências profissionais das jovens, a fim de que possam traçar seus próprios caminhos em pé de igualdade com aqueles que tiveram acesso àquilo que lhes têm sido, historicamente, negado: inclusão/ representação política e social, formação e informação. Nessa perspectiva, buscamos promover a valorização e a inserção das adolescentes e jovens nos processos organizativos e produtivos por meio da Economia Solidária. Para tanto, articularemos parcerias para realizar ações pedagógicas, de formação temática com vistas à orientação para formação de grupos produtivos solidários. Nas páginas seguintes, estarão descritas as oficinas de qualificação ofertadas pelo projeto e seus produtos, confeccionados pelas habilidosas mãos da juventude de São Luís, Paço do Lumiar, Viana, Bacabeira, Barreirinhas e Cururupu.

Nossos esforços são para que meninas, jovens e mulheres atendidas pelo projeto cresçam e se fortaleçam enquanto cidadãs de direitos, recebendo qualificação social e profissional e tendo autonomia para decidir e opinar sobre suas vidas de forma crítica. Isso é o que nos motiva, nos alimenta e nos faz acreditar que podemos ajudar as meninas a sonhar mais longe.

Coordenação do Projeto Meninas que Sonham

Público Alvo: 240 jovens com faixa etária de 18 a 29 anos dos seis municípios atendidos:

 

Em São Luis - Cultivo e Uso de Ervas Medicinais

Em Viana - Confecção de Móveis e Utensílios em Bambu,Vime e Guarimã

Em Bacabeira - Estamparia Afro

Em Cururupu - Arte em Tecidos

Em Barreirinhas - Inclusão Digital

Em Paço do Lumiar - Confecção de Bolsas e Utensílios em Fibra de Bananeira

 

 

 

 

Curta nossa Pagina no Facebook

Venha nos fazer uma visita!

:: Inspirações ::

14.jpg